A algum tempo tive de formatar uma PenDrive de 4GB pelo motivo de a pendrive ter apanhado um virus que transformava as pastas em atalhos. Essa pendrive continha ficheiros e documentos que não cria perder, mas acabei perdendo tudo na formatação. A alguns dias estava eu a navegar na Web e encontrei um tutorial que explica como retirar os virus da pendrive sem perder os ficheiros e documentos, resolvi hoje trazer-vos este tutorial para que possam aprender a desinfetar as vossas pendrives sem perderem o conteudo da mesma.
Vamos aprender de forma fácil e rápida como livrar seu pendrive e seus preciosos arquivos desta praga. Estas ações não são tão complicadas e ainda poderão evitar uma grande dor de cabeça.
1. Abra o prompt de comando. Para abrí-lo pode ser através do Menu Iniciar / Acessórios / Prompt de comando ou através do comando "Executar", que poder ser aberto facilmente pressionando as teclas "Windows+R" ou no Menu Iniciar, digitando "cmd" e depois clicando em "Ok".
2. Com o Prompt aberto, digite os comandos abaixo e aperte enter.
D: (Mudamos para a letra da unidade do Pendrive)
del autorun.inf (deletaremos o autorun.inf, arquivo que o windows lê assim que espetamos o pendrive, é nele que etá o codigo para execução dos virus)
del /s /f /p *.lnk (o parametro S exclui o arquivo selecionado em todas as subpastas, o F força a exclusão de arquivos somente leitura, o P solicita confirmação, o *.lnk são os atalhos para os vírus)
attrib -R -S -H /S /D *.* (Attrib é o comando para mudar atributos de pastas e arquivos. o – antes do parametro indica limpar. -R atributo de arquivo somente leitura. -S atributo de arquivo do sistema. -H atributo de arquivo oculto. /S Processa os arquivos da pasta atual e das subpastas. /D inclui subpastas. O *.* quer dizer TUDO) Esse ultimo comando demora um pouco, espere então.
A letra "D" refere-se à unidade do seu pendrive, se for outra letra deverá substituir pela correta. Caso tenha dúvida qual a letra da unidade vá em "Meu computador" e verifique.
4. Depois destas etapas é extremamente importante que você faça uma verificação, com um anti-vírus atualizado e também com um anti-malware, em seu pendrive e no HD de seu computador, para garantir de vez que se livrará desta praga.
E pronto, você já deve estar conseguindo visualizar e abrir suas pastas e arquivos!
Se o anti-vírus não acusou mais nada, isso indica que você já deve ter se livrado do vírus, de qualquer forma é bom lembrar sempre de manter seu anti-vírus atualizado.
Fonte; Entenda Web
Conheça nossos blogs: